PINTEREST - O que é? Pra que serve? Como funciona?

14 de Dezembro de 2016

Olá amigos, como vocês estão? Depois de uma longa pausa, estou voltando a blogar hoje, e escolhi falar sobre ele: O Pinterest, criado em 2009, muita gente ainda não o conhece ou conhece mas nunca fez uso. Espero que este pequeno artigo te ajude nos primeiros passos com esta rede social maravilhosa, vamos lá?

O que é o PINTEREST?

O Pinterest. é uma rede social extremamente visual, que agrada os olhos daqueles que utilizam imagens como fonte de inspiração ou até mesmo trabalho. O layout do site nos remete a aquele antigo hobby de pregar fotografias em murais de cortiça (se você não é dessa época, pode considerar murais com ímã mesmo, rsrsrs). O termo surgiu através da junção das palavras pin (alfinete) e interest (interesse), ou seja, você organiza tudo aquilo que lhe interessa no seu mural.


Criando sua conta

Criar sua conta na rede social é bem simples. Basta entrar no site https://br.pinterest.com/ e escolher se deseja fazer o login a partir de sua conta do Facebook, Twitter, ou criar uma nova conta a partir de um endereço de e-mail. Se você optar pelo e-mail, alguns dados básicos serão solicitados para criação do seu perfil. Uma mensagem de confirmação será enviada para o endereço de e-mail informado no cadastro e, prontinho, é só começar a 'pinar'.


Seleção de Interesses

Assim que fizer seu primeiro login, o Pinterest vai pedir que você escolha alguns assuntos de seu interesse (Arte, Filmes, Músicas, Fotografias, etc), para lhe dar algumas dicas de painéis (boards) para seguir e já começar a rechear sua tela de imagens. Para começar, você seleciona cinco painéis – caso faça o login com o seu perfil do Facebook ou Twitter ele irá indicar quais amigos de sua lista já fazem parte do Pinterest, assim você também poderá acompanhar seus painéis. Depois, basta seguir em frente no botão indicado para continuar.


Criando painéis e enviando arquivos

Clicando novamente no seu nome, localizado no canto superior direito, você será redirecionado para os seus painéis. Eles nada mais são do que uma maneira de organizar melhor o seu conteúdo dentro da rede social de acordo com os assuntos. Na versão em português, eles são chamados de 'painéis', mas a grande maioria dos usuários ainda os chama de 'boards'. Para enviar algum arquivo para o Pinterest, clique em 'Adicionar +', que fica no topo da sua página. Em seguida, você terá três opções:

Adicionar um Pin: envia uma foto a partir de um link.

Enviar um Pin: escolha uma foto do seu computador para enviar.

Criar um painel: cria um novo mural em branco.


Interagindo, re-pinando e mais

Você pode pesquisar uma palavra-chave por meio de uma caixa que fica no canto superior esquerdo. Se você se deparar com algo que goste muito enquanto navega pela rede social, ao passar o ponteiro do mouse sobre o conteúdo você terá três opções: Repinar, Curtir ou Comentar. Muitas pessoas utilizam o recurso chamado 'Repinar' (ou Repin) para repostar algo que viu na rede social, mas lembre-se que é bem interessante você enviar novidades, assim a rede não gira em círculos e conteúdos novos sempre estarão disponíveis.

Quanto a interação na rede social, vale lembrar que, conforme explicado anteriormente, você pode procurar os seus amigos do Facebook e do Twitter e escolher alguns - ou todos - painéis para seguir. Mas não se esqueça que a ideia do Pinterest não é sair por aí escrevendo no perfil dos seus amigos, até porque isso não é possível. O foco aqui é o conteúdo e a interatividade por meio dos painéis e fotos, ou seja, o máximo que você consegue fazer é seguir painéis de pessoas ou assuntos que sejam relevantes para você, comentar e curtir os Pins. Inclusive, tudo aquilo que você curtir pode ser acessado depois, existe um local específico para isso em seu perfil.


Glossário

Pin: Publicação de imagem/vídeo num dos Painéis/Boards da rede social;

Painel/Board : Murais criados pelos utilizadores, onde é possível categorizar as imagens/vídeos por temas específicos de acordo com os gostos de cada um;

Curtir/Like: É muito semelhante ao do Facebook, servindo para expressar que gostou de alguma coisa;

Re-pin: Partilhar um Pin. Ao fazer re-pin de uma publicação no seu perfil, é dada a hipótese de selecionar em que board a quer guardar;

Seguir/Follow: Seguir todos os Painéis de um perfil através do botão "Seguir" ou apenas as Pastas específicas clicando em "Seguir", abaixo de cada pasta.


Gerar Tráfego com o Pinterest

Esta rede social não se resume apenas à partilha de imagens e vídeos. Todos os seus Pins, quando clicados, podem direcionar o seu seguidor ao site original, o que contribui significativamente para o aumento de visitas aos sites. Muitas são as empresas e marcas que já vêem no Pinterest uma boa aposta, seja para aumentar o tráfego no site e o engajamento com possíveis clientes.


E agora que você já sabe como funciona esta Rede Social fantástica, que tal conferir os meus Boards? Clique AQUI e "pine" à vontade!

Um grande abraço e #VemDeBike